A inspiradora história da primeira mulher a correr uma maratona

Existem diversas maneiras de homenagear o público feminino no Dia Internacional da Mulher, mas neste 8 de março de 2017, o Eu na Correria conta a história de duas mulheres incríveis e corajosas que se transformaram em mitos dentro do esporte, em especial na corrida.

Em 1966, a americana Roberta Gibb inscreveu-se na Maratona de Boston como o nome masculino de Bobbi Gibb e, embora não houvesse nada no regulamento  da época que proibisse oficialmente uma mulher de participar da competição, obviamente existia o preconceito e a prova era somente feita por homens. Com trajes masculinos e com o cabelo coberto, Roberta completou a prova sem que a organização notasse que ela era mulher. Corajosamente, Roberta provou que uma mulher era tão capaz quanto um homem de concluir o desafio dos 42 quilômetros.

Roberta Gibb - Eu na Correria
Roberta Gibb

Em 1967, foi a vez de Kathrine Switzer “mitar” no esporte. Aos 20 anos, a moça que já era apaixonada pela modalidade inscreveu-se na maratona de Boston. Após meses de treino e do receio de correr pela primeira vez uma distancia tão longa, o que mais assustou a jovem não foi o medo de não concluir a maratona, mas sim os olhares dos homens que deixavam bem claro que ela não era bem-vinda.

Depois do terceiro quilometro, os organizadores perceberam a presença Kathrine e um dos fiscais correu na direção da atleta e tentou tirá-la à força da competição, um episódio lamentável. Contudo, seu treinador pediu para que o homem a deixasse continuar, mas só depois que seu namorado empurrou o fiscal e o sujeito caiu no chão é que Kathrine pode seguir.

Ela não só concluiu a prova como, a partir daquele dia decidiu ser uma atleta e incentivadora do empoderamento feminino por meio de sua história. Kathrine participou de 35 maratonas e venceu uma delas, em 1974 em Nova York. Somente em 1972 mulheres foram oficialmente autorizadas a participar da prova.

Kathrine Switzer - Eu na Correria
Kathrine Switzer

 

Kathrine Switzer - Eu na Correria
Kathrine Switzer

Roberta Gibb - Eu na Correria
Roberta Gibb

<span class="genericon genericon-category"></span> <span class="genericon genericon-tag"></span>