Como foi fazer a Ultra de Bertioga-Maresias com o percurso invertido

Bertioga-Maresias trajeto invertido No último sábado, 22 de outubro, aconteceu a 2º etapa da Maratona de Revezamento Bertioga-Maresias. Como de costume, a prova estava bem cheia e a cada ano que passa a sensação que tenho é que existem mais survivors participando. Afora isso, a maior novidade deste ano foi o percurso, que foi invertido, tendo a largada em Maresias e a chegada em Bertioga.

Quem gosta da Maratona de Revezamento Bertioga-Maresias espera há anos por essa inversão, mas não tenho muita certeza se a novidade agradou a todos. Logo nos primeiros quilômetros da Serra de Maresias, os corredores tiveram que se espremer para subir sem atrapalhar os carros, inclusive, em vários momentos os atletas invadiram a pista e os carros que desciam eram obrigados a trafegar na pista contrária, o que resultou num trânsito absurdo.

Na minha equipe, por duas vezes, as pessoas que deveriam estar no posto de troca não conseguiram chegar a tempo de pegar o chip, isso porque o trânsito era tão intenso que fez com que se atrasassem. E não foi só conosco, porque presenciei acontecer com  várias outras equipes.

Mas, tenho uma teoria para isso ter acontecido: as largadas que geralmente acontecem com um bom intervalo entre as diferentes categorias, dessa vez aconteceram quase que simultaneamente. Solos e trios saíram às 6h15, grupos “aberto” e “força livre”, às 6h30. Ou seja, houve um acúmulo de carros. Em alguns trechos os veículos estacionaram na pista mesmo, pois não havia espaço para todos.

O positivo foi que a chegada ficou mais ampla e os organizadores capricharam na tenda. Fizeram uma espécie de lounge para corredores, com música animada, alguns food trucks e painéis em que os atletas podiam escrever. No geral foi bacana, mas acredito que a organização deve repensar as largadas caso queiram permanecer com o percurso invertido.

Bertioga-Maresias trajeto invertido

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