Corrida é o esporte mais antigo das Olimpíadas

Corrida é o esporte mais antigo das olimpíadasA primeira olimpíada da Era Moderna foi datada entre os dias 6 e 15 de abril de 1896, mas, de acordo com pesquisas históricas, os primeiros jogos olímpicos aconteceram em 776 a.C. Acredita-se que a organização do evento acontecia em homenagem à Hércules e que a corrida era a única competição a ser disputada, inclusive, até a 13ª edição, em 728 a.C., foi a única competição disputada, ganhando variações em distância com o tempo.

A prova de corrida era conhecida como dromo e, de acordo com pesquisas, o esporte era praticado em uma pista atlética de terra batida e tinha indicações de início e fim. Para identificar um ganhador, eram feitas eliminatórias e o último corredor a resistir às provas era o vencedor.

Segundo informações do site “Os Jogos Olímpicos na Grécia Antiga”, coordenado pelas pesquisadoras Maria Celeste Cansolin Dezotti e Jame Kelly de Oliveira, as corridas chamadas de drómos eram divididas em pelo menos cinco modalidades: stádion, que consistia na corrida normal de velocidade e era executada contornando-se o estádio de Olímpia, que media cerca de 192 metros; díaulos, era o mesmo tipo de corrida do stádion, porém, feita duas vezes; dólikhos  também era uma corrida que cobria o perímetro do estádio, cuja execução do percurso poderia variar de 7 a 24 vezes, podendo chegar a aproximadamente 4 mil metros; hoplitodromía, corrida com armamento e armadura de um soldado (hoplita), isto é, elmo, escudo, perneiras, espada etc; e, por fim, a lampadedromía, que consistia na corrida com uma tocha acesa que era revezada com outros atletas de uma mesma equipe, semelhantemente às provas atuais de corrida com revezamento de bastão.

Reza a leda que os vencedores das provas de corrida eram cobertos do pó da terra da pista, que com o suor formava uma pasta muito valiosa, por conter os elementos de força da vitória do atleta. O prêmio pela vitória era uma folha de palmeira e uma coroa de ramos de uma árvore de oliveira do altar de Zeus.

Corrida é o esporte mais antigo das olimpíadas

<span class="genericon genericon-category"></span> <span class="genericon genericon-tag"></span>