Facex apresenta nova equipe de ciclismo de Guarulhos

Equipe Pro Cycling Team ADF
Foto: Rômulo Magalhães

No próximo domingo, 20 de março, acontece a 1ª Volta Ciclística Internacional de Guarulhos, um evento inédito na cidade. E na última terça-feira, dia 15, estive no coquetel de apresentação da nova equipe de ciclismo de Guarulhos, a Pro Cycling Team ADF. Lá, tive o prazer de conhecer José Claudio dos Santos, responsável pela organização da prova. “Facex”, como José Claudio é conhecido no mundo esportivo, além de ter trazido importantes títulos ao Brasil, tem uma história de superação muito bonita, que mais pra frente vou contar aqui.

A equipe apresentada conta com nove ciclistas, entre eles um estrangeiro, o colombiano Wilson Ramiro Rincón Diaz, e o ciclista paulistano Kleber Lopes, que representou Guarulhos e subiu ao pódio do difícil Circuito Montanhês de ciclismo em 2015. Os ciclistas largarão do Shopping Bonsucesso, às 8h, e vão pedalar 131 km pela Rodovia Presidente Dutra e vias importantes da cidade como Anel Viário, Paulo Faccini e Marginal do Rio Baquirivu até chegar a Lauro Gusmão. Grandes equipes brasileiras e os melhores atletas do País (cotados para disputar os Jogos Olímpicos) vão correr em Guarulhos. O público que quiser assistir a chegada dos ciclistas pode comparecer, por volta das 9h30, na Avenida Lauro Gusmão Silveira, no Taboão, próximo ao Atacadão de Guarulhos. 

Facex e seu projeto social

7e721b66-2b2c-458c-86b0-a6c889a9896e
Pro Cycling Team ADF e as crianças do projeto Escola de Ciclismo AD Facex Giro Livre

Facex foi atleta profissional por 15 anos e traz importantes títulos em seu currículo, como Campeão Paulista de Montanha, Campeão Brasileiro de Estrada, Campeão de Montanha da Volta do Paraná e Campeão por equipes da Volta de São Paulo.  Entre 1997 e 2005, defendeu as equipes de Guarulhos, Suzano, Memorial Santos, além de passagens pela Europa e Seleção Brasileira. Além do notável histórico profissional, José Claudio conduz, junto com sua esposa Alessandra Santos, a Escola de Ciclismo AD Facex Giro Livre, um projeto social realizado no bairro Taboão que ensina e promove a prática do pedal para jovens de 3 a 17 anos.

f182e2b1-60cd-494a-8a7b-3d06490f7083

Pro Cycling Team ADF
Foto: Rômulo Magalhães

8072a335-333c-4ebd-8d1e-29ffb272b13b

<span class="genericon genericon-category"></span> <span class="genericon genericon-tag"></span>